Blog SinoxTec Distribuidora de Válvulas e Conexões Industriais Nutricionista destaca benefícios da carne suína
A carne suína tem conquistado cada vez mais consumidores que buscam uma alimentação balanceada e saudável em suas refeições. Em 2024, de acordo com previsões do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a carne suína deve ganhar market share, atingindo 16% da cota de mercado.
De acordo com a nutricionista e coordenadora de P&D da Swift, Lilian Petri, a carne suína é incrivelmente versátil, pois sempre há um corte que pode agradar aos diferentes paladares. Para explicar os benefícios para a alimentação, a especialista lista cinco vantagens para incluir a carne suína no prato:
1- É baixa em calorias
Ao contrário do que muitos pensam, a carne suína não possui por si só muitas calorias. Assim como as outras carnes, a suína possui cortes mais magros, com quantidades reduzidas de calorias, que podem fazer parte do cotidiano alimentar, explicou Lilian Petri. “Por exemplo, em 100 g de filé mignon suíno há apenas 109 kcal. Na versão bovina há 142 kcal, no peito de frango há 119 kcal em 100 g e 170 kcal em 100 g de salmão”, disse ela em nota.
2- Ajuda no funcionamento do corpo
A carne suína, também considerada carne vermelha, contribui para o bom funcionamento do corpo. Lilian Petri ressaltou que além da importância da escolha por um corte magro, é ideal apostar em preparos sem frituras, como carne grelhada, cozida ou assada.
3- Melhora a pele e o cabelo
Segundo a nutricionista, a carne suína é rica em vitaminas do complexo B, que auxiliam a conversão de alimentos em energia e melhoram aspectos da aparência física, como saúde da pele e do cabelo.
4- Fortalece o sistema imunológico
Lilian lembrou que a carne suína também é rica em zinco e potássio, que auxiliam na prevenção de doenças. “O zinco funciona como uma barreira protetora para o sistema imunológico, prevenindo contra infecções e acelerando a cicatrização de lesões. Além disso, é rica em potássio, que regula os níveis de sódio no corpo, auxiliando no controle da pressão arterial.”
5- Possui cortes com baixo colesterol
O colesterol é uma substância de origem quase que exclusivamente animal e é um componente vital para todas as células do organismo. E o alto nível desse elemento na carne suína é outro mito desmistificado. A quantidade de colesterol presente em 100 g de lombo suíno é de 55 mg, mesmo teor encontrado em 100 g de patinho bovino. São encontrados 58,7 mg em 100 g de peito de frango e 53 mg em 100 g de salmão.
Fonte: CarneTec